A capitalização da Eletrobras , aprovada pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (19) , movimentou as redes sociais na última terça-feira (25). Usuários do Twitter levantaram a tag #VaiFaltarLuz, que somou cerca de dois milhões de menções na rede social.Continua após a publicidade
Foram 166 deputados contra e 313 a favor. Os votos são mais do que o necessário para uma Medida Provisória (MP) e o suficiente até para aprovar uma alteração à Constituição (308 votos).
A Eletrobras é a maior empresa de energia da América Latina, responsável por 50% do fornecimento de eletricidade do país e uma das cinco gigantes estatais brasileiras, ao lado da Petrobras, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Regional), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Juntas, as “big5” representam cerca de 85% de todo o capital do governo federal, que tem mais de 200 estatais, diz o Tesouro Nacional.
Políticos e entidades da sociedade civil aderiram ao movimento. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), afirmou, em suas redes sociais, que a estatal foi a responsável pela recuperação dos apagões no Amapá em 2020 e ressaltou a importância da empresa.
A parlamentar explica que, apesar da recente seca histórica que o país vem vivenciando , a agenda por trás da medida tem a ver com “os grandes fundos de investimentos e o capital financeiro”. “Não há preocupação com as secas ou com o atendimento à população que vive em áreas remotas”.
Segundo ela, passar a empresa pública de energia do controle da União para o setor privado pode agravar a falta de cobertura da energia elétrica e a distribuição pelo país.
Via https://economia.ig.com.br/