O Cepel, vinculado ao Sistema Eletrobras, é o maior centro de pesquisas em energia elétrica da América do Sul. É referência no Brasil e no exterior por sua sólida contribuição para a autonomia tecnológica do país. Nesta linha, presta apoio técnico a importantes iniciativas de Governo, como as voltadas à universalização do acesso à energia elétrica, à eficiência energética e ao desenvolvimento sustentável do país. Participa ainda de fóruns internacionais, como a Plataforma Internacional de Tecnologias de Baixo Carbono.
Possui 34 laboratórios equipados com instalações para a realização de pesquisa experimental e ensaios especiais, sendo algumas delas únicas na América Latina. Toda essa expertise está ameaçada com a privatização da Eletrobras. A MP do Apagão, se aprovada no Senado, marca o fim do Cepel quatro anos após a entrega da estatal à iniciativa privada.
A Medida Provisória 1.031/21, que prevê a privatização da Eletrobras, foi aprovada na Câmara dos Deputados no dia 19 passado. Agora está no Senado para apreciação dos parlamentares.
O que o Cepel constrói, a privatização destrói.
*Com informações da Eletrobras Cepel