A luta contra a privatização da Eletrobras tem resultado em uma grande mobilização dos trabalhadores e das trabalhadoras nas redes sociais. Essa luta diferenciada, que não pode ser feita com a habitual presença nas ruas em função da pandemia, tem dado grande repercussão, seja nos tuitaços , que tem em média mais de 60 mil tweets, chegando ao chamado trending topics, os chamados temas mais comentados do dia, no compartilhamento nos grupos de whatsapp, nas lives no Facebook e YouTube.
Recentemente, a mobilização no site do Senado para a consulta da Ideia Legislativa que proíbe a privatização, alcançou mais de 20 mil apoios. Tal marca tem grande repercussão, esse dado mostra que a luta tem furado a bolha da categoria e avançado no apoio da sociedade como um todo, que está se conscientizando dos riscos que representa a venda da Eletrobras.
As lives realizadas para discutir a privatização da Eletrobras tem gerado conteúdo qualificado para debates com a sociedade, sempre com a participação de dirigentes sindicais, especialistas do setor, sejam economistas, advogados, parlamentares, dirigentes de movimentos sociais e até mesmo artistas que apoiam a causa contra a entrega do patrimônio público ao capital transnacional.
Para Fernando Pereira, dirigente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), é importante discutir com a sociedade pelas redes o que significa uma possível privatização da Eletrobras. “Temos mostrado a sociedade que a entrega ao capital privado vai encarecer a conta de luz, além de trazer prejuízos incalculáveis para o meio ambiente, por exemplo. Este espaço tem sido fundamental para a nossa luta”, disse.
Hoje, o caminho da luta passa necessariamente pelo engajamento no mundo virtual, o movimento sindical teve que aprender a força que não basta apenas ir às ruas, mas com o debate qualificado nas redes é possível enfrentar o poder econômico e político que está do outro lado.
O CNE tem dado um passo gigante com a campanha Salve a Energia, essa conquista tem dado uma visibilidade jamais alcançada em outros momentos pelos eletricitários em nível nacional. A capacidade de dialogar além da sua base tem sido exitosa. Basta ver o excelente engajamento em todas as redes sociais. Mas a batalha é dura e precisa se fortalecer. Vamos à luta!