A Eletrobras, maior empresa de energia elétrica do Brasil e da América Latina, está ameaçada pela privatização. Faltam 14 dias para a Medida Provisória 1.031/21, que prevê a venda da estatal, perder a vigência. Com isso, o governo quer acelerar a votação da MP no Senado.
Diante da falta de transparência em relação aos impactos da medida, os eletricitários estão realizando uma série de atividades para denunciar a truculência do governo no debate da privatização. Neste sentido, nesta terça-feira (8), trabalhadores e dirigentes sindicais fizeram nova “blitz” do apagão, na porta do Anexo II do Senado Federal, intensificado a pressão sobre os senadores.
A atividade contou ainda com a presença de representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e do Sindicato dos Bancários. Durante o dia, foram realizadas reuniões com senadores e entregues materiais técnicos alertando sobre os riscos da aprovação da MP para o País e à população, que será penalizada com o aumento na conta de luz e precarização do serviço.
Para alertar a população sobre o que está em jogo com a privatização da Eletrobras, o STIU-DF está colocando faixas próximo ao Aeroporto, na Avenida das Nações, entrada do Eixão Sul, e nas proximidades do Congresso Nacional.
Além disso, no início da noite, foi feita uma grande projeção nas paredes externas do Museu da República contra a MP da privatização da Eletrobras.
O STIU-DF ressalta que, o alcance da nossa vitória se dará com a ampla participação de todos os trabalhadores eletricitários do Brasil.
Veja abaixo o Calendário de atividades na defesa da Eletrobras pública, em Brasília:
Dia 09 (quarta-feira), 8h às 17h: Ato no Anexo II do Senado, com faixas, balões e panfletos;
Dia 09 (quarta-feira), 17h30: Ato com velas, na Alameda das bandeiras em frente ao Congresso Nacional;
Dia 09 (quarta-feira), 18h30 – Ato nacional virtual das Mulheres pela Eletrobras Pública;
Dia 10 (quinta-feira), 8h às 18h: Ato no Anexo II do Senado, com faixas, balões e panfletos;
Dia 10 (quinta-feira), 10h – Assembleia presencial – Aniversário da Eletrobras, no Senado; (DATA E HORÁRIO SUJEITOS A AJUSTES, dependem do dia da votação).
Dia 11 (sexta-feira), 10h30 – Ato nacional virtual – Aniversário da Eletrobras.
Venha para as atividades presenciais com a camisa da campanha e traga cartazes, faixas, bandeiras, adesivos, balões, apitos e velas.
Reprodução Sindicato dos Urbanitários no DF